quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO"


      "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós." JEAN PAUL SARTRE (1905-1980).

Tenho um grande gosto pelo existencialismo, a ideia de Sartre que “o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo” é bem interessante, nos isola e nos coloca como único responsáveis por todas as nossas formações, atitudes, valores, condutas.


"Se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência; um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito. E que este ser é o homem como diz Heidegger, a realidade humana"


“...o homem está condenado a ser livre.” Se somos livres responsáveis por nós mesmos, somos aquilo que fazemos de nós mesmos. Ora, tirando a responsabilidade de um Deus criador de todas coisas, o ser humano ganha total relevância, uma visão não tão humilde, mas que nos põe numa posição, para mim, ideal para uma melhor formação da sociedade, com uma reflexão voltada para nós mesmos e não para um paraíso transcendental, perfeito e inalcançavel.


“Ao tomar uma decisão, percebo com angústia que nada me impede de voltar atrás. Minha liberdade é o único fundamento dos valores.”


      Um homem voltado para si mesmo tem uma capacidade melhor para reflexões sobre sua realidade, suas reais necessidades, suas verdadeiras angustias, caminhando assim para uma visão mais próxima do real, do mundo.

4 comentários:

  1. ravi mestre da bebida e agora das reflexões tb ne?! parabens ae, ficou show a reflexão! espero que vc continue dessa forma para uma melhor e que eu possa sempre vir aqui para ler e refletir sobre muitas coisas interessantes!

    xDD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.
    Embora eu não seja um ávido fã do existencialismo, não deixa de ser uma linha de raciocínio muito interessante. E a abordagem sobre esse assunto foi bem interessante. Gostei da defesa do ponto de vista.

    Ah, eu ri muito do "mestre da bebida".. ASUhAUShuAHS.

    Abraço. =]

    ResponderExcluir
  3. Também acho o existencialismo deveras interessante... ^^ Concordo que é um grande passo para instigar melhor uma reflexão interior e tentar "ser melhor" com relação a sua vida e ao mundo.

    \o Abraços, Ravi. =P Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. muuuuuito bom, ravi! parabéns seu nerd :D

    ResponderExcluir