terça-feira, 17 de novembro de 2009

Existe Poder sem força?



      Trasímaco, em um dialogo com Sócrates (A República, de Platão), foi perguntado sobre a definição de justiça.
      "A justiça não seria outra coisa senão a conveniência do mais forte" (A República, 338c).
      Podemos levar essa afirmação de Trasímaco para além da justiça. Isto é o que tem acontecido durante toda a história. As leis, as religiões, as culturas, são as que são impostas pelos mais fortes, ou os vitoriosos. Então, seria possível pensar em uma forma de Poder que não fosse pela força? De que forma seria esse Poder? Pelas leis? Mas elas não são impostas pelos mais fortes?

      "É a autoridade, não a verdade, que faz a lei." (Thomas Hobbes)
      Veja que quando falo de "força" não me refiro a força física, mas bélica, econômica e intelectual de um determinado povo. Claro que a milhares de anos atrás, os povos conquistavam uns aos outros pela força dos guerreiros, pelas guerras. Hoje temos uma outra forma de força, a econômica. Que, mesmo não sendo a mesma coisa, age da mesma maneira de milhares de anos passados.

      Claro que, numa discussão ética, essa idéia de que Poder é força não pode ser levada em consideração, seria cruel demais. Mas, isso não é o que acontece na prática.

      O que quero dizer é que, é difícil pensar numa forma de convivência dos homens que não seja pela "força". Para Hobbes, o estado de natureza é um sinônimo de estado de guerra, os homens sempre estarão nesse constante estado de guerra. Sendo assim o homem sempre dominando o próprio homem.

      "homo homini lupus" (Thomas Hobbes).

4 comentários:

  1. "homo homini lupus" (Thomas Hobbes)


    essa frase eu conheço! E acho bem apropriada pro seu post. Arregaçou, Ravi! Adoooooooro seu blog. ;D

    ResponderExcluir
  2. Melhor postagem até agora na minha opinião. Me lembrou de vários comentários nas aulas do ensino médio. "A história é escrita por aqueles que venceram as disputas"

    "(...) Veja que quando falo de "força" não me refiro a força física, mas bélica, econômica e intelectual de um determinado povo."
    Eu incluiria também a força religiosa, que ao meu ver é tão poderosa quanto à econômica (senão mais), mesmo nos dias de hoje. A questão da religião foi citada no começo do post, mas achei que seria mais abordada, dada a sua influência.

    Por fim, complementando Hobbes:
    O homem estará sempre dominando tanto o próprio homem quanto qualquer coisa, elemento ou ambiente que o cerque. Buscam ter poder sobre os semelhantes, sobre o chão em que pisam, sobre a natureza, quem sabe até sobre Deus.

    ResponderExcluir
  3. Ae Vinicius, valeu pelo comentário! :DD. A respeito da religião, com exceção dos árabes e os povos do oriente médio, acho que a economia ainda está acima da religião, isso porque o cristianismo vai se adaptando de acordo com as necessidades da sociedade, isso a gente vê desde o fim da idade média até os dias de hoje, concorda? Valeeu!

    ResponderExcluir
  4. caralho, só intelectuais debatendo! Digo logo! Vou saindo de fininho com a minha matemática ;XXXX

    ResponderExcluir