segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PSV 2010 da UERN


É, o que falar sobre isso? A minha sensação como a de todos os outros vestibulandos naquele momento, com certeza, era de pura indignação e a primeira coisa que se vem a cabeça (muito devido ao acontecimento do Enem desse ano) era de alguma fraude, virou moda não é? Mas não foi bem assim, o problema está longe de ser da UERN ou de qualquer individuo que esteve presente no processo desse ano.

Como assim? o erro já sabe-se que foi de total responsabilidade da empresa (AOCP), e é ai que está o grande problema, não foi a UERN que a contratou, o sistema funciona de outra forma, é uma coisinha chamada Licitação.

Não sou um grande conhecedor desses processos, mas vou tentar explicar aqui mais ou menos de que maneira isso ocorre.

A forma que o governo encontrou para que não ocorressem "roubos" ou "ajeitadinhos" foi essa tal de licitação, nada mais é do que uma burocracia pra que qualquer tipo de empresa, seja qual for a área, possa fazer um serviço utilizando o dinheiro publico. Essa licitação procura saber se esta empresa está em ordem, com toda documentação necessária, se já possui experiência, se não possui nenhuma divida e se já fez algum serviço pro governo.

Depois de passar por todas essas etapas de documentação, vem o que não deveria ser o ponto mais importante, mas que sempre acaba sendo: o dinheiro! as empresas que foram aprovadas nas etapas anteriores de documentação vão agora oferecer o preço, e na maioria dos casos (pra não dizer sempre) a que oferece o serviço mais barato acaba ganhando. E em muitos casos, serviço barato é muitas vezes serviço que não presta.

É ai que está o grande problema, se é que estão me entendendo, em qualquer área, seja na saúde, na educação, na construção civil. As vezes aquele serviço que saiu mais barato, vai custar mais caro lá na frente.

É justamente o que aconteceu, o estado optou pelo preço mais barato e por uma empresa que, diga-se de passagem, não tem experiência alguma em vestibulares e pode agora pagar um preço mais caro. A UERN não vai sair com nenhum prejuízo financeiro, não chegou a pagar a AOCP, e a empresa vai ter que arcar com todos os custos.

Mas o prejuízo moral, ético e psicológico é muito maior, digo isso porque eu participei do processo seletivo e estou indignado, assim como muitos outros, é uma falta de respeito conosco. Pessoas que se deslocaram até de outras cidades e gastaram com hospedagem. Não só isso, congestionamento na Leste-Oeste, não sei como não sofri um acidente e por pouco não cheguei na hora, e vi muitos ficarem de fora por causa disso.

Quem é culpado? A empresa? É porque era sua responsabilidade de garantir que todo o processo ocorresse como sempre. Mas é algo maior, a culpa esta lá, no sistema, "tapando" buraco mais uma vez, porque não escolher uma outra empresa como a Consultec que tem experiência, principalmente com o PSV da UERN, porque escolher AOCP sabendo que essa nunca tinha feito um vestibular? Dinheiro, tudo gira em torno do dinheiro, quem oferecesse um serviço mais barato levava, e é assim que o governo trabalha pra gente, só mandando porcaria.

Por aqui eu fico deixando meu recado de indignação e para que outras pessoas saibam que esse cancelamento do PSV da UERN (o primeiro em mais de 30 anos de instituição) serve pra mostrar que existe uma falha no sistema, e temos que abrir o olho pra isso. Todos queremos serviços de qualidade, é o mínimo que pode se esperar de um governo que cobra tantos impostos.

5 comentários:

  1. ahh, tou revoltada tbm, mesmo sabendo que n é culpa da uern...
    mas é assim mesmo, tem q aprender a conviver com essas coisas, vai ficar cada vez mais comum...

    blog ta massa ein :D
    :*

    ResponderExcluir
  2. graças a deus eu tive a sorte de não fazer esse vestibular, pq nao ia saber minha reaçao depois de uma falha dessas.Uma vergonha q infelizmente fica nas costas da universidade.

    ResponderExcluir
  3. é boy.. e com ctz num foi tao barato assim nao viu? dae vc tira.. contrato caro, empresa barata.. :x

    ResponderExcluir
  4. boy, e tem mais... A inscrição em vestibulares hoje em dia é muito cara, então devia haver um processo de respeito. Imagina aí, você pagar impostos caros, inscrições caras e ainda ter que pagar o pato na hora que acontece uma falha dessa? É foda e mostra a indignação de nós todos.

    ResponderExcluir
  5. Ficou bem legal, o post, Raví. "Dinheiro, tudo gira em torno do dinheiro, quem oferecesse um serviço mais barato levava, e é assim que o governo trabalha pra gente, só mandando porcaria. " Só esse trecho já winnou tudo. xD

    Licitação realmente é uma porcaria, porque é sempre o serviço meia-boca que sai ganhando porque é mais barato.. e isso pra qualquer coisa que o governo resolve fazer, não só em PSV's.

    ResponderExcluir