quarta-feira, 26 de maio de 2010

A ilusão da racionalidade


É bem verdade que a complexidade do ser humano fascina o próprio homem. A própria filosofia é uma busca incansável pela compreensão do ser, já dizia Descartes: "Penso, logo existo".

Já li muitos pensadores, preocupados em encontrar uma resposta para o que seria a essência humana, muitos concordando em algumas partes, mas todos se contradizendo.

Cada um com sua perspectiva, desde o bom selvagem de Rousseau, até o "homo homini lupus" de Hobbes. Sem mais rodeios, meu objetivo com esse texto é mostrar um pouco do meu pensamento sobre o que seria a "essência" ou algo que está por trás do que é realmente o ser humano.

Na minha humilde e simples reflexão, é claro, me parece sim que a racionalidade distingui o homem dos demais animais, mas ao mesmo tempo torna-se uma espécie de "instinto" próprio do ser humano (Viajei mesmo hehe). Se pararmos pra analisar a nossa vida cotidiana vamos perceber que essa "racionalidade" ou "intelectualidade", seja qual for o nome, é uma espécie de ilusão. Veja que essa é uma visão bem crítica e um pouco pesada.

O homem se vangloria da sua capacidade intelectual avançada dos demais animais, e essa racionalidade é capaz de pensar nas mais nobres ações, como a liberdade, igualdade e fraternidade, como também é capaz de praticar os atos mais cruéis.


Mas na vida cotidiana, basta prestarmos um pouco de atenção. O homem jamais será igual e jamais irá tratar o próximo como seu igual, pois sua "racionalidade", mesmo com uma capacidade de pensar numa igualdade, já o diferencia dos demais. E isso é algo mais que natural.

Leões não andam junto a outros leões, e é exatamente o que acontece conosco, ou você já parou na rua para falar com alguem que você nunca viu na vida como se fosse um amigo próximo? Acredito que não, pois o homem teme a ele mesmo, mas porque? Provavelmente porque sabemos que nós mesmos somos capazes das piores coisas.

Mulheres se produzem, colocam as suas melhores roupas, se maquiam. Homens usam perfume, cortam o cabelo. Mulheres compram, gastam. Homens usam tênis caros, carros bonitos. E tudo isso pra que? Mostrar pra outros seres humanos que podem ter o "melhor", são os mais bonitos, os mais aptos, os melhores. É o que chamamos de ego, que causa inveja nas demais pessoas. No mundo animal, é a simples necessidade de mostrar ao outro sexo que ele é o parceiro ideal, e que precisa dar continuidade a sua espécie. Onde está a racionalidade nisso? Pelo contrário, é o mais simples instinto animal sendo "maquiado" por um conceito criado pelo próprio ser humano.


Mas é claro que os mais intelectuais diriam que isso é futilidade, e para pessoas que realmente utilizam sua racionalidade, isso não tem qualquer valor. Mas basta olharmos a própria comunidade científica, que nada mais é do que uma briga de egos. Há sempre uma vontade de impor seu pensamento em cima dos outros, isso é literalmente natural, é da própria natureza, e o homem na sua santa ignorância dá apenas nomes diferentes para aquilo que já o acompanha desde o inicio dos tempos.

O homem jamais deixou de ser animal, a racionalidade é apenas uma ilusão, disfarça aquilo que é mais obvio, o instinto. Na tentativa de extrair, ao máximo, o homem da natureza, ele se vê preso aos mesmos costumes que os próprios "animais irracionais" tem. E isso me aterroriza bastante.

É isso ai galera, depois de tanto tempo sem postagem, estudando muito, mas estou de volta. Espero que gostem dessa visão um pouco pessimista do que realmente o ser humano é. É claro que são apenas palavras de um jovem de 19 anos. =D