segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Filosofia da ciência

Estou sem tempo pra postar, estudando pro vestibular e agora voltando as aulas da faculdade, nesse post falarei um pouco sobre a filosofia da ciência, uma das cadeiras que estou pagando nesse período. Essas são as respostas da minha primeira prova e acho que dá pra entender um pouco do que se trata essa disciplina!

"As características do senso comum"

"O senso comum é subjetivo, pois parte da experiência de vida de cada um, portanto é uma interpretação diferente dos fenômenos por cada individuo, se é um artista verá arte numa árvore, se é um marceneiro verá qualidade da madeira e assim por diante.
É também assistemático, não possui um sistema que possa ser estudado, nem é metódico porque não é feito através de procedimentos.
Apesar de ser subjetivo, ou seja, partir da concepção de cada individuo, ele é generalizado, pois há uma junção, uma contribuição de cada um formando um conhecimento."

Podemos ver que o senso comum não é utilizado na ciência por não utilizar os mesmos métodos, mas é considerado por alguns uma forma de conhecimento e claro é a mais utilizada, dai o seu nome.

"Características do conhecimento científico"

"O conhecimento científico é objetivo, trabalha diretamente com o objeto, é experimental, pois trabalha o objeto por meio do experimento para se chegar a um conhecimento. Utiliza-se dos procedimentos para o estudo, por isso é metódico. É preditivo, consegue até certo ponto, prever os fenômenos. É um conhecimento aberto, democrático, pode ser estudado por todos. É falível, pois é válido até que uma teoria melhor tome o lugar, e é útil, pois é um conhecimento voltado para a prática e utilizada na vida do ser humano."

Já vemos aqui a diferença entre conhecimento científico e senso comum.

"As três concepções de ciência segundo Marilene Chauí"

"A empirista, que a exemplo de Aristoteles, a ciência se baseia pelo experimento para a comprovação dos fatos. A racional que por meio da razão chegaria-se a verdade, ou um conhecimento científico verdadeiro. A construtivista, que não via na ciência o mundo tal qual como é, mas a ciência apenas como um modelo de representação desse e dos fatos."


"A problemática da neutralidade da ciência"


"Por muito tempo a ciência foi vista como neutra, e ainda é para alguns. Mas isso é algo muito fácil de ser questionado, principalmente depois dos grandes conflitos do século XX. A ciência não seria neutra, pois ela partiria dos interesses do homem, basicamente o homem capitalista, para se fazer ciência é necessário dinheiro, e se o dinheiro é liberado de acordo com os interesses de uma sociedade capitalista, não existe mais uma ciência pela ciência, ela morreu com Galileu a séculos atrás. A ciência então feita a partir de interesses políticos, econômicos, ideológicos, e portanto não neutra, feita para um propósito, seja bom ou ruim.

"A filosofia da ciência ou epistemologia"


"A filosofia da ciência esta preocupada em estudar os fundamentos do conhecimento científico. Como ele funciona, de que forma é usado, como surgiu, quais as suas grandes problemáticas, enfim, de que forma podemos falar de ciência e de que forma podemos usa-la, se existe alguma ética no pensamento científico ou se segue um progresso sem pensar em tais questões."

E pra vocês? Existe uma ciência que parte de princípios éticos e morais? Ou não a uma abertura pra esse tipo de discussão nela? Não estou falando de uma religião tentando parar qualquer tipo de progresso científico, mas uma discussão racional sobre até onde a ciência pode ir. Ou a ciência não deve ter limites?

Fica pra vocês esse questionamento! Se eu não postar até antes do Carnaval, fica aqui uma mensagem de boas festas pra todos! Valeu!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Preso em regime fechado é aprovado em vestibular em Alagoas"



Primeiro Post do ano, é algo que não gostaria de escrever aqui, mas não pude me conter, espero que entendam minha decepção.
Tenho sempre o costume de acessar o site da UOL, que é um dos melhores sites de informações da web e me deparei com essa noticia, a minha primeira reação foi de revolta, é lamentável.

Um preso em regime fechado foi aprovado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para o curso de administração noturno. Não conheço a situação do pobre coitado e nem mesmo vou me atentar a escrever aqui sobre ele.
Irei me preocupar em falar sobre esse fato, de um preso, seja ele quem for, ter sido aprovado num vestibular, é um absurdo, podem falar o que for sobre minha posição radical, mas só podia ser nessa merda de país mesmo. E o pior é assegurado por lei que qualquer preso possa cursar uma faculdade.

É lamentável. Essa coisa de Direitos Humanos, pelo menos na pratica, é só pra ferrar com gente de bem, porque quem merece não recebe e quem não merece, vocês já sabem não é? Pois é, e dizem que esse país é o melhor do mundo, só se for pra quem não presta.

E pensamos que somos livres. Livres? Não. O que eu vejo são cidadãos de bem presos em suas casas protegidas por cercas elétricas, sem poder sair na rua com medo, e detentos na cadeia comandando o crime organizado de lá de dentro.
Pense ai, somos livres mesmo? Essa Lei não deveria nem existir, ninguém sabe o tamanho da minha revolta ao saber disso, é realmente uma pena, mas tem quem argumente contra não é? Deixo isso pra vocês, pois minha opinião é completamente radical quanto a isso.

Esse é um Post simples mas que expressa aqui minha revolta, talvez fosse melhor escrever sobre isso com a cabeça mais fria, mas não pude esperar! Só pra lembrar que segundo a noticia, ainda está sendo estudado um modo para que o tal preso ingresse na faculdade.