segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PSV 2010 da UERN


É, o que falar sobre isso? A minha sensação como a de todos os outros vestibulandos naquele momento, com certeza, era de pura indignação e a primeira coisa que se vem a cabeça (muito devido ao acontecimento do Enem desse ano) era de alguma fraude, virou moda não é? Mas não foi bem assim, o problema está longe de ser da UERN ou de qualquer individuo que esteve presente no processo desse ano.

Como assim? o erro já sabe-se que foi de total responsabilidade da empresa (AOCP), e é ai que está o grande problema, não foi a UERN que a contratou, o sistema funciona de outra forma, é uma coisinha chamada Licitação.

Não sou um grande conhecedor desses processos, mas vou tentar explicar aqui mais ou menos de que maneira isso ocorre.

A forma que o governo encontrou para que não ocorressem "roubos" ou "ajeitadinhos" foi essa tal de licitação, nada mais é do que uma burocracia pra que qualquer tipo de empresa, seja qual for a área, possa fazer um serviço utilizando o dinheiro publico. Essa licitação procura saber se esta empresa está em ordem, com toda documentação necessária, se já possui experiência, se não possui nenhuma divida e se já fez algum serviço pro governo.

Depois de passar por todas essas etapas de documentação, vem o que não deveria ser o ponto mais importante, mas que sempre acaba sendo: o dinheiro! as empresas que foram aprovadas nas etapas anteriores de documentação vão agora oferecer o preço, e na maioria dos casos (pra não dizer sempre) a que oferece o serviço mais barato acaba ganhando. E em muitos casos, serviço barato é muitas vezes serviço que não presta.

É ai que está o grande problema, se é que estão me entendendo, em qualquer área, seja na saúde, na educação, na construção civil. As vezes aquele serviço que saiu mais barato, vai custar mais caro lá na frente.

É justamente o que aconteceu, o estado optou pelo preço mais barato e por uma empresa que, diga-se de passagem, não tem experiência alguma em vestibulares e pode agora pagar um preço mais caro. A UERN não vai sair com nenhum prejuízo financeiro, não chegou a pagar a AOCP, e a empresa vai ter que arcar com todos os custos.

Mas o prejuízo moral, ético e psicológico é muito maior, digo isso porque eu participei do processo seletivo e estou indignado, assim como muitos outros, é uma falta de respeito conosco. Pessoas que se deslocaram até de outras cidades e gastaram com hospedagem. Não só isso, congestionamento na Leste-Oeste, não sei como não sofri um acidente e por pouco não cheguei na hora, e vi muitos ficarem de fora por causa disso.

Quem é culpado? A empresa? É porque era sua responsabilidade de garantir que todo o processo ocorresse como sempre. Mas é algo maior, a culpa esta lá, no sistema, "tapando" buraco mais uma vez, porque não escolher uma outra empresa como a Consultec que tem experiência, principalmente com o PSV da UERN, porque escolher AOCP sabendo que essa nunca tinha feito um vestibular? Dinheiro, tudo gira em torno do dinheiro, quem oferecesse um serviço mais barato levava, e é assim que o governo trabalha pra gente, só mandando porcaria.

Por aqui eu fico deixando meu recado de indignação e para que outras pessoas saibam que esse cancelamento do PSV da UERN (o primeiro em mais de 30 anos de instituição) serve pra mostrar que existe uma falha no sistema, e temos que abrir o olho pra isso. Todos queremos serviços de qualidade, é o mínimo que pode se esperar de um governo que cobra tantos impostos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Deserto do Real



Voltando a atualizar, e é claro não poderia deixar de falar sobre o filme que me inspirou a criar esse Blog e que sem duvida é um dos melhores filmes do século XX.

Matrix é um filme que passa despercebido pela maioria das pessoas, talvez pela sua grande complexidade e que acaba ficando reduzido as pancadarias e feitos impossíveis. Isso porque a maioria dos que assistem não conseguem compreender as analogias e mensagens que o filme passa. É preciso ter uma boa noção de filosofia pra captar vários pontos. O primeiro filme do qual irei comentar aqui é o mais rico da série, é nele que estão as maiores comparações.

Neo é um hacker que sente algo muito estranho acontecendo, muitas vezes parece não saber o que é sonho e o que é real (aqui entra o primeiro questionamento sobre a realidade que veremos mais na frente). Quando no seu computador, mensagens estranhas aparecem: "A matrix pegou você!, Siga o coelho branco!".
Em busca de respostas, Neo segue o "coelho branco" (que vocês saberão como assistindo o filme!) . A partir dai ele descobre que a sua vida não era o que parecia ser, e a realidade que ele pensava existir não era nada.



Neo chega até Morpheu, que lhe promete contar toda a verdade. Aqui aparece os melhores questionamentos do filme e é onde esta toda a filosofia. Morpheu imagina que Neo estaria se sentindo como Alice, no pais das maravilhas, escorregando pela toca do coelho.

Morpheu - "Você acredita em destino, Neo?"
Neo - "Não"
Morpheu - "Por que não?"
Neo - "Não gosto da idéia de não controlar minha vida!"

Aqui entra a questão do Determinismo e Existencialismo. O Determinismo para aqueles que não sabem é uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos são condicionados, e que as escolhas e vontades do ser não dependem dele mesmo e sim de fatores anteriores a priori. O existencialismo por outro lado, destaca a liberdade e a subjetividade do ser, sendo assim, ele é responsável pelas suas escolhas e vontades.

Neo nesse caso é um seguidor da corrente Existencialista, já que ele não gosta da idéia de não poder controlar sua vida, ou seja, da doutrina determinista.

Logo em seguida Morpheu explica o que é matrix:

"Matrix está em todo lugar, você pode ve-la quando olha pela janela (...) Você a sente quando vai para o trabalho, (...) É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade. (...) Você nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente." - Morpheu

Podemos ver aqui, no meu entendimento, que a Matrix pode ser comparada com à alienação do mundo globalizado, ou mesmo da sociedade, é um mundo que é posto pra nós, culturas, valores e condutas éticas que somos obrigados a seguir e interiorizar, muitas vezes, sem saber o porque.

Morpheu aqui emprega a imagem do Filósofo de Platão, que tem como missão salvar os "escravos" que estão no fundo da caverna (que veremos mais a frente).



"O que é "real"? Como define "real"? Se você está falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver, então "real" são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo seu cérebro." - Morpheu

Essa é uma das melhores cenas do filme. Aqui Neo questiona, dentro de um programa de computador, se aquilo que ele estava vendo e sentindo era real.

Podemos fazer uma comparação com o Mito da Caverna de Platão. Nessa metáfora, Platão explica como se encontra a humanidade, imaginou escravos no fundo de uma caverna, presos sobre correntes para que sempre olhassem a parede a frente, e por trás desses, prisioneiros carregando estátuas de homens, animais e objetos, com uma iluminação vindo da entrada da caverna. Assim Platão afirma que esses presos só veriam as sombras desses objetos, surgindo e se desfazendo diante deles. Acreditavam que essas silhuetas eram verdadeiras, tomando as sombras pela realidade.

Em seguida, Platão segue narrando, se algum escravo fosse libertado e pudesse sair da caverna, o que aconteceria? Num primeiro momento ficaria confuso e ofuscado pela forte luminosidade do Sol (o que acontece com Neo logo depois que descobre o mundo real), mas, passando pela dor, aos poucos iria recuperar-se e encontrar um novo mundo, oposto ao qual ele vivia, e perceber que estava num mundo de ilusões (sentidos), passando para o mundo real (no caso de Platão, o mundo das idéias).



"Conhece-te a ti mesmo" - Oráculo

Iremos ver outra analogia filosófica quando Neo encontra-se com o Oráculo. Na Grécia antiga, Oráculo era uma mulher chamada Sibila, uma pessoa especial que recebe uma mensagem divina e transmite para quem interroga, para que o interrogante decifre a resposta.

Quando Neo encontra-se com o Oráculo, ela pergunta se ele leu o que está escrito sobre a porta de entrada. Ele diz que não. Então ela lê para ele, explicando que é de uma língua muito antiga já esquecida, o Latim. a frase "Conhece-te a ti mesmo".

Muitos já viram essa frase, mas nessa cena representa um acontecimento do passado, na Grécia antiga, com Sócrates.



Havia na cidade de Delfos, na Grécia antiga, um santuário dedicado ao deus Apolo, o patrono da sabedoria. Sócrates foi a esse santuário consultar o Oráculo, pois em Atenas, onde ele morava, muitos diziam que ele era um grande sábio. Sócrates queria saber o que significava ser um sábio e se ele era mesmo um. O Oráculo então perguntou-lhe: "O que você sabe?". Sócrates respondeu com a célebre frase: "Só sei que nada sei". Então o Oráculo disse: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe."

Assim Neo teria que conhecer a si mesmo para ser o escolhido e não estaria pronto até que soubesse disso.



"Liberte sua mente!" - Morpheu

Como podemos ver, Matrix não é simplesmente um filme de ação, ele abre a sua mente para várias questões, e a principal é, será que vivemos mesmo num mundo real? ou somos controlados?. Existem muitos outros questionamentos no filme, esses foram só alguns que eu levantei pra esclarecer um pouco mais. Esse é o maior post que fiz até agora, espero que todos tenha a paciência para ler.

Para todos aqueles que assistiram esse filme, espero que assistam de novo sobre esse olhar, prestando mais atenção nos diálogos, que são muito ricos. E para os que não assistiram ainda, vai aqui a dica, não deixem de ver, é um filme que une um grande roteiro com muita ação!

Ah! e o Blog de visual novo :D