terça-feira, 17 de novembro de 2009

Existe Poder sem força?



      Trasímaco, em um dialogo com Sócrates (A República, de Platão), foi perguntado sobre a definição de justiça.
      "A justiça não seria outra coisa senão a conveniência do mais forte" (A República, 338c).
      Podemos levar essa afirmação de Trasímaco para além da justiça. Isto é o que tem acontecido durante toda a história. As leis, as religiões, as culturas, são as que são impostas pelos mais fortes, ou os vitoriosos. Então, seria possível pensar em uma forma de Poder que não fosse pela força? De que forma seria esse Poder? Pelas leis? Mas elas não são impostas pelos mais fortes?

      "É a autoridade, não a verdade, que faz a lei." (Thomas Hobbes)
      Veja que quando falo de "força" não me refiro a força física, mas bélica, econômica e intelectual de um determinado povo. Claro que a milhares de anos atrás, os povos conquistavam uns aos outros pela força dos guerreiros, pelas guerras. Hoje temos uma outra forma de força, a econômica. Que, mesmo não sendo a mesma coisa, age da mesma maneira de milhares de anos passados.

      Claro que, numa discussão ética, essa idéia de que Poder é força não pode ser levada em consideração, seria cruel demais. Mas, isso não é o que acontece na prática.

      O que quero dizer é que, é difícil pensar numa forma de convivência dos homens que não seja pela "força". Para Hobbes, o estado de natureza é um sinônimo de estado de guerra, os homens sempre estarão nesse constante estado de guerra. Sendo assim o homem sempre dominando o próprio homem.

      "homo homini lupus" (Thomas Hobbes).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

2012 - O fim do mundo?



    21 de Dezembro de 2012 é onde acaba o calendário da civilização Maia, conheci essa "profecia" sobre o fim do mundo quando li, no ano passado, "Eram os Deuses Astronautas?" escrito pelo suíço Erich von Däniken, por sinal um ótimo livro, que trata sobre a teoria dos astronautas antigos. Recomendo pra quem gosta de história e teorias sobre o surgimento das civilizações.

       O que mais me intriga nessa teoria do fim do mundo em 2012 é que ela parte de uma cultura completamente diferente do cristianismo. Questões sobre o fim do mundo, apocalipses, grandes catástrofes sempre foram discutidas, mas pela primeira vez me interesso por isso porque uma profecia de outra civilização e cultura é tão esperada pelo mundo como era a do cristianismo a alguns anos atrás.

      Existem varias teorias, tanto científicas como míticas e espiritualistas. Alguns dizem que o planeta passara por uma grande catástrofe, outros acham que nada irá acontecer, apenas uma mudança de era sem nenhum grande acontecimento. Mas uma coisa é certa, independentemente de profecia, o mundo está mudando e sofrendo transformações, aquecimento global, crise financeira. Para alguns apenas acontecimentos passageiros, para outros algo maior está por vir.

     E pra você? Algo irá acontecer mesmo? Ou vamos ficar parados como sempre fizemos e esperar mais uma teoria a lá "bug do milênio" passar? Talvez fosse melhor o mundo passar por essa grande transformação mesmo, só assim, no desespero é que o ser humano aprende alguma coisa.

Apresentação


      Na vontade de postar logo algum texto, acabei esquecendo de me apresentar! Meu nome é Ravi Dias, atualmente estou cursando o 4º Período de Filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Como já deixei claro ali no meu perfil, meu objetivo com esse Blog, mesmo que ninguém chegue a ler (kk), é discutir sobre os mais variados assuntos e fazer algumas reflexões sobre determinadas questões. Gostaria que quem tivesse vontade de ler, que venha também participar, debater, dar opiniões, fazer criticas e mostrar pensamentos.

   Já algum tempo venho querendo abrir esse espaço e agora estou tentando pela primeira vez, espero que gostem e que tenhamos boas discussões! Desde já muito obrigado!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

"O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO"


      "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós." JEAN PAUL SARTRE (1905-1980).

Tenho um grande gosto pelo existencialismo, a ideia de Sartre que “o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo” é bem interessante, nos isola e nos coloca como único responsáveis por todas as nossas formações, atitudes, valores, condutas.


"Se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência; um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito. E que este ser é o homem como diz Heidegger, a realidade humana"


“...o homem está condenado a ser livre.” Se somos livres responsáveis por nós mesmos, somos aquilo que fazemos de nós mesmos. Ora, tirando a responsabilidade de um Deus criador de todas coisas, o ser humano ganha total relevância, uma visão não tão humilde, mas que nos põe numa posição, para mim, ideal para uma melhor formação da sociedade, com uma reflexão voltada para nós mesmos e não para um paraíso transcendental, perfeito e inalcançavel.


“Ao tomar uma decisão, percebo com angústia que nada me impede de voltar atrás. Minha liberdade é o único fundamento dos valores.”


      Um homem voltado para si mesmo tem uma capacidade melhor para reflexões sobre sua realidade, suas reais necessidades, suas verdadeiras angustias, caminhando assim para uma visão mais próxima do real, do mundo.